Main Page in EnglishIn PortugueseIn SpanishIn BulgarianIn HungarianIn Czechkorea33germany33japan32

Apply Now!

Informação Geral sobre o CICD


pt faq1. Existe regras a seguir?

As únicas duas regras que terá de seguir são: sem drogas e sem álcool. Como um DI terá de ser um bom exemplo para os outros e terá de permanecer consciente do que está a fazer durante todo o programa. É por esta razão que temos estas regras. As regras aplicam-se à duração total do programa, embora não se apliquem durante as férias e os fins-de-semana livres (Open Weekends) nos quais não está na escola.

2. Sou Brasileiro. Posso obter um visto de estudante e juntar-me ao programa?

Infelizmente, já não é possível obter visto para estudantes no CICD. Para se inscrever terá de possuir passaporte pertencente à União Europeia, ou se tiver visto para permanecer por tempo indeterminado no Reino Unido.

3. Irei precisar de visto para ir para África ou Índia?

Certamente necessitará de visto para o país onde irá trabalhar no período do projeto. Se viajar por terra até ao projeto, provavelmente precisará de vistos para alguns países. A escola ajudará a obter estes vistos durante o período de preparação – portanto tenha a certeza que tem passaporte válido para 3 – 4 anos!

4. Como vivo no CICD?

CICD é uma escola residencial.  Cada equipa tem o “seu próprio” edifício com quartos, casas de banho, lavandaria, cozinha e sala de estar. Poderá viver num quarto individual ou partilhar com um ou dois colegas.
Todas as equipas têm uma sala de jantar comum, sala de estar/ biblioteca e ginásio.

5. Sou vegetariano. Será um problema?

Não, de maneira nenhuma. Costumamos servir pratos vegetarianos. Os professores e os participantes planeiam juntos os menus, as compras e a preparação das refeições. Portanto terá a oportunidade de promover uma boa e saudável seleção de pratos vegetarianos.  

6. Sou um enfermeiro com experiência. Posso fazer simplesmente 2 meses de período de treino?

Não, os diferentes períodos do programa não podem ser mudados. Neste tipo de ensino não se aprende apenas determinadas aptidões – aprende-se também a trabalhar em equipa, a organizar-se a si mesmo e a pequenos e grandes grupos, pratica-se como planear e implementar , e aprende-se sobre atitudes.  

7.Gostaria de ficar a viver em Londres. Posso fazer lá os meus estudos e visitar a escola ocasionalmente?

Não. O CICD é uma escola residencial e todos os professores e participantes vivem aqui. Partilhamos uma vida em comunidade e gerimos a escola em conjunto, o que representa parte do nosso treino, e é uma base importante na aprendizagem de novas experiências.

8. Todas as pessoas que iniciam o treino vão para um dos projectos?

Não, algumas pessoas escolhem deixar o programa durante o treino. Algumas desistem por razões pessoais, outras por o programa ser desafiante acham que não estão preparados para isso.
Normalmente, cerca de 80% dos DIs conclui o treino e vai para um dos projetos em África ou Índia.

9. Posso levar o meu animal de estimação?

Não, não temos condições na escola para trazer o seu animal de estimação.

10.Quantas horas de estudos temos por semana?

Este programa é um programa a tempo inteiro! É intensivo e variado, e muitas vezes irá estar também ocupado aos fins-de-semana e à noite. Temos um programa de 40-60 horas semanais, incluindo finds-de-semana.

11.O que acontece se me inscrever no programa e decidir não iniciar?

Se não iniciar o curso irá perder a taxa de inscrição de £700 e a sua vaga irá para outra pessoa.

12.O que acontece se iniciar o programa e depois decidir abandoná-lo?

Se vir que este programa não é a escolha certa para si, pode, obviamente, desistir.  
Em termos financeiros, significa que se pagou as propinas do curso, terá de cobrir as suas despesas durante a sua estadia aqui na escola e a taxa de cancelamento será deduzida no retorno do dinheiro das propinas. Se angariou o a sua bolsa no curso Gaia, não terá de pagar nada nem receberá nenhum fundo. A bolsa de estudo não pode ser reembolsada.  

13.O que acontece se não me integrar com as pessoas da minha equipa?

Parte do treino é aprender como cooperar com todo o tipo de pessoas e, irá aprender como resolver conflitos entre os membros da equipa, a aceitar, a respeitar e a comprometer-se. Irá ter discussões interessantes sobre trabalho em equipa.  
Necessitará desta capacidade nos projetos e na sua vida future.

14.Quem são os professors no CICD?

Somos um grupo muito diferente de pessoas. Alguns de nós são formados como Instrutores de Desenvolvimento, outros não, alguns têm uma grande experiência, outros não. Dois dos nossos professores trabalharam em diferentes projetos em África durante muitos anos.
Na secção “WE ARE HERE NOW” pode encontrar uma pequena apresentação de cada um de nós.

15.Posso vir a ser professor no CICD?

Quando completar o programa de Instrutor de Desenvolvimento, e se quiser ficar na escola a trabalhar como professor, poderá solicitar uma reunião com a Diretora da escola. Juntos irão decidir se está preparado para este desafio.
Para nós ter completado o programa de Instrutor de Desenvolvimento é a melhor qualificação para se tornar um professor de DI.

16.O que quer dizer a sigla DRH?

DRH é a sigla para ”Den Rejsende Hojskole” ou, em Português, “Escola para Viajantes”. Este tipo de escolas começou em Dinamarca em 1970. Um grupo de jovens adultos começou a viajar à volta do mundo. O conhecimento que tínhamos naquela altura sobre as pessoas que viviam noutras partes do globo terrestre era muito limitado. Por isso, viajar era a melhor experiencia para poder aprender.
As perfectivas estereotipadas sobre outras culturas e pessoas desapareceram e aprendemos imensas coisas novas. O que aprendemos e experienciámos durante um ano foi tão intenso que pode ser comparado a uma educação completa numa escola. Estudantes e professores no DRH dormiam, comiam e partilhavam as suas vidas com as pessoas locais para qualquer lugar onde fossem.

Nos primeiros anos de DRH, estudantes e professores diziam que o mundo era a sala de aula.


17.O que é o Movimento DRH?

O Movimento DRH é a cooperação entre 7 escolas DRH em 5 países em 2 continentes. Pode saber mais se visitar o website:  
www.drh-movement.org

18.Qual é a ligação entre a Humana People to People e o Movimento DRH?

A primeira organização que formou a Humana People to People movement  foi a DAPP - Development Aid from People to People. Esta organização apareceu na Dinamarca em Novembro de 1977, pelo mesmo grupo que iniciou a primeira escola DRH.
Leia mais sobre a história deste interessante movimento no nosso website: DRH movement

19.Quando começou o primeiro programa de Instrutor de Desenvolvimento?

Em 1980. Os primeiros voluntários construíram escolas no Zimbabwe. Os professores e participantes da primeira escola DRH sentiram a necessidade de fazer algo pelas injustiças que viram durante as suas viagens. Os primeiros voluntários eram chamados Trabalhadores Solidários!

20.Terei férias durante o programa?

Sim, existem aproximadamente duas semanas de Férias de Natal e uma semana de Férias de Verão no início de Julho. Alem disso, há um fim de semana livre todos os meses no qual poderá estar ausente. Isto aplica-se a todos os períodos, nos quais está na escola. Nos períodos em que está ausente a trabalhar e a angariar fundos, a viajar pela Europa ou África ou durante os seis meses de período no projeto, não terá obviamente um “sistema tão rigoroso” para férias e fins-de-semana.

21.Quantas pessoas tem cada equipa?

Cada equipa tem entre 10 e 25 pessoas.

22.Posso participar em atividades culturais como canto, pintura e dança no CICD?

Sim, frequentemente os estudantes têm os seus próprios clubes de cultura na escola, e normalmente há muitas atividades durante a semana como desporto, yoga, musica, karaoke e pintura.  
Se tiver algum interesse especial, aptidão ou talento deveria começar o seu próprio clube!

23.Não quero ir a casa ou viajar durante as férias do Natal. Posso ficar na escola?

Sim, será bem-vindo se decidir ficar. O CICD nunca fecha.

24.Qual é a duração dos programas?

O programa “Lutando ao lado dos Pobres” tem duração de 18 ou 24 meses. O curso de Instrutor de Desenvolvimento tem duração de 14 meses. Pode ler mais detalhes sobre a estrutura, elementos e inicio dos programas: http://www.cicd-volunteerinafrica.org/
O curso Gaia é um programa continuado com início 4 vezes por ano e as datas de início estão ligadas as datas de início das diferentes equipas.

25.Posso conduzir em Inglaterra?

Sim mas normalmente é necessário ter 25 anos de idade para conduzir os veículos da escola, devido ao nosso seguro.
É necessário tomar cuidado em Inglaterra, poise se vier de um país onde se conduz na via direita da estrada – aqui nós conduzimos na esquerda!

26.Que documentos são necessários trazer?

Para o requerimento de visto para os 6 meses em África ou Índia, e possibilidade de viajar por terra por outros países é necessário possuir passaporte com validade de pelo menos 3 anos, documentos que comprovem experiencia profissional e formação, certificado de estado de saúde, incluindo HIV status. Irá também precisar do comprovativo de vacinas para obter visto. Poderá levar as vacinas em Inglaterra também.  

27.Posso utilizar a minha experiencia como DI num emprego future?

Sim poderá ser útil para o seu futuro, dependendo do tipo de trabalho que procura. Pode também receber um Certificado B ou um Bacharelato com nossos cursos, como estudante à distância na One World University em Maputo, Moçambique.   

28.A Língua Inglesa é ensinada como parte do programa?

Não, mas terá boas possibilidades para aprender, pois na escola todo o programa e ambiente é em Inglês – e há sempre estudantes que gostam de ensinar!

29.Posso voltar a trabalhar novamente num projecto depois de acabar o programa?

Sim, há diferentes possibilidades para continuar a trabalhar com a escola e com a Humana People to People. Pode juntar-se novamente ao programa como um DI Sénior ou pode candidatar-se a uma posição como Líder de Projeto com a Humana People to People… ou talvez tornar-se professor no CICD!

30.A Humana People to People trabalha em união com outras ONGs em países diferentes?

Sim! Tem parcerias com organizações dos diferentes países, com ONG locais e doadores internacionais.

31.O CICD tem alguma cooperação com ONGs da área local?

Sim temos, temos uma boa cooperação relativamente a eventos e diferentes atividades com algumas organizações locais em Hull, a nossa cidade mais próxima, bem como com as da área local.

32.Porque é que a regra “sem álcool” é tão restrita? Eu compreendo a cerca das drogas, mais no meu país, nós bebemos sempre vinho com as refeições e não existem problemas.

Há várias razões para termos esta regra. No CICD temos uma vida em comunidade, onde trabalhamos muito e necessitamos de uma atmosfera saudável e espirito de equipa para todas as pessoas que aqui vivem. O uso de álcool nesta vida em comunidade que requer tanto esforço iria causar problemas. Isso iria também desviar o foco e a energia nos estudos e nos projetos iria criar divisões entre as pessoas nas equipas. Por isso é preferível não utilizar álcool de maneira nenhuma, e disfrutar da companhia uns dos outros com uma mente saudável!

ptfaq2

Important Subjects

stopaids

Our Photo Album

Videos from the programme

Sign-up for our Newsletter

CICD - Winestead Hall - Patrington - Hull  - HU12 0NP  - England  - tel +44 (0)1964 631 826  - CONTACT US FORM

S5 Box

Login